Seguidores

domingo, 15 de fevereiro de 2009

A tristeza permitida...


"Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que normalmente faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho colocar uma roupa, ir pro computador, sair para compras e reuniões – se eu disse que foi assim, o que você me diz?
Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem para sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer para eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela pessoa que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alergia, é um registro da nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.
Depressão é coisa muito mais séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou com si mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.
“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago de razão/ eu ando tão down ...”. Lembra da música? Cazuza ainda dizia lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara. Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato. Os esforços não são para compreende-la, e sim para disfarça-la, sufoca-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar o seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem esta calado demais. Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinicius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia.
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem por isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais dor – até que venha a próxima, normais que somos."
Por Martha Medeiros

E esse saudade que não me deixa sossegada. Que me atormenta, me perturba.
Não faz parte de mim o conformismo, preciso lutar. Tenho que sair dessa situação.
Mas quanta saudade de você...

12 comentários:

  1. é patty, um dia de cada vez ... nao adianta simplesmente esquecer e pronto.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiii, Patty!
    Aaaah, que lindeza! Hehehehe.
    Adorei o Mimo e logo estou postando. :)
    Muito obrigado pela consideração. ^^
    Hehehehe.
    Eu to te linkando pra sempre estar aqui.
    Suuuper beijo!

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA AMIGA, BELO TEXTO DA MARTHA, QUE TU AQUI TAMBÉM REPRODUZES... MUITA VEZ É UM TEMA QUE SE COMPLICA... EU VOU PEDIR-TE UM FAVOR SE ME PERMITES!!!
    NESTE BLOGUE QUE ESTOU A POSTAR "FERNANDA-ASTROFLAX" EU ERCREVI UM TEXTO QUE GOSTARIA MUITO QUE O LESSES, DEPOIS DEIXA SÓ UM PEQUENINO COMENTÁRIO...PODE SER???
    uM ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha super querida, passaando para te desejar uma excelente semana!!!! Bjinhos da Dinda Madrasta!

    ResponderExcluir
  5. Sua tristeza é sua saudade. Também sinto saudade. O texto me fez pensar sobre a minha melancolia. Tudo bem, isso passa... Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Me passa finitas "coisas" que não consigo traduzir em frases conexas... Mas estar triste é bom, é maravilhoso, concluo. Talvez seja nosso inconsciente, nosso eu interior nos mostrando que ser feliz é alucinógeno, nos remetendo a léguas dos limites da realidade, a um mundo que nos cega ao sofrimento alheio... Precisamos passar dias sem comer pra entender a dor crônica dos famintos, de anos confinado no escuro para entender os ávidos por liberdade e luz. Momentos de tristeza, de dor, sofrimento ou apenas ausência da felicidade, desperta nossa compreensão do que realmente interessa, o que somos e precisamos, os sentimentos alheios, do amor ao próximo... uma pessoa melhor.
    Roberto Ramos

    ResponderExcluir
  7. Olá Patty.
    Encontrei uma borboleta aqui em Portugal, a
    poisar de blog em blog e resolvi vir entregar directo aqui.
    Tem as cores do arco iris e pózinho de ouro nas asas e provoca "aquela" sensação na barriguinha, só pode ser sua.
    Entrego-a com um beijinho.
    Amei seu sitio de borboletas, vou voltar.
    Nely.

    ResponderExcluir
  8. Ah! Tempo!
    Nunca quis voltar em ti.
    Apenas espero que me devolvas
    os sentimentos que vivi.
    Não deixes que meu sorriso
    se perca pelo cansaço
    e que minha voz
    se cale por um fracasso.
    Não deixes que meus caminhos
    se desviem da meta
    nem que os percalços
    sejam maiores que minha força
    para que eu siga esta reta.

    Passei neste lindo espaço para te desejar uma linda semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O tempo tudo cura, pelo menos é o que se diz..

    boa semana querida, beijocas

    ResponderExcluir
  10. Tudo passa minha querida..tudo.
    Nada melhor que um novo amor para passar mais rapido ainda..
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá..
    Passendo por um blog e outro encontrei o seu, gostei muito do que li e pretendo te visitar mais vezes se assim me permitir.
    Esse texto é da Martha Medeiros, eu amo o que ela escreve, gosto porque tudo que ela escreve são situações reais e que nos dão vários toques para a nossa vida!!!
    Se quiseres me visitar será bem vinda e lá tem vários textos da Martha!!!!
    http://vivendoumdiaaposooutro.blogspot.com/
    Bjus
    Janini

    ResponderExcluir
  12. Patty
    É verdade: tristeza está fora de moda. É preciso vivê-la, mas estar atenta para não se entregar. Lembrou bem o Vinicius: "É melhor ser alegre que ser triste/ a alegria é a melhor coisa que existe..."
    Fique bem, viu?
    beijocas

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.