Seguidores

sábado, 25 de abril de 2009

Os quatro temperamentos...


Há aproximadamente 2400 anos, Hipocrates o pai da medicina dividiu os seres humanos em quatro grupos distintos classificando-os segundo seus temperamentos. Um século e meio depois do imperador Constantino decretar o cristianismo como a religião oficial de Roma, o império ruiu e a Igreja inicia seu período negro. Por esse motivo pouco foi acrescido ao conceito de Hipócrates até o século dezenove. No final do século dezenove surge a psicologia e renascem os estudos do comportamento humano. Alguns estudiosos reduziram os temperamentos para dois: Introvertido e extrovertido. Sigmund Freud e seus discípulos, no início do século vinte atribuem o comportamento humano ao meio que pertencem. Com isso passa a explicar os desvios de conduta e isenta o homem de sua culpa pelo erro cometido. A teologia cristã permanece praticando a tese dos quatro temperamentos e apresenta o controle temperamental como solução às crises emocionais, passando a discordar do que Freud explica.

01 – Sangüíneo (Popular):

É o mais notável dos temperamentos, pois externa com muita facilidade suas emoções e expõe sua intimidade sentimental sem nenhuma dificuldade. Controla as pessoas por seu encanto, assumem compromissos com muita facilidade sem intento de cumpri-los, somente o faz para não perder sua popularidade. É bastante extrovertido, gosta de ambientes agitados sua cor preferida é o vermelho.

a) Pontos fortes: Falante, expressivo, cordial, amigável, comunicativo, entusiasta, compreensivo.

b) Pontos fracos: Indisciplinado, emocionalmente sensível, improdutivo, egocêntrico exagerado.

c) Funcionalidade temperamental: Os sangüíneos geralmente são bons vendedores, atores, oradores, e, não raro, tornam-se líderes.

02 – Colérico (Mandão):

É considerado líder nato, imperioso de personalidade forte, controla as pessoas com seu humor. Tem a mente fervilhando de idéias, gosta de mudanças e transformações, muda o mundo através do serviço dos outros. Seu estilo é conservador e sua cor preferida é o preto.

a) Pontos fortes: Vontade forte, independente, visionário, prático, produtivo, decidido e líder.

b) Pontos fracos: Cruel, irado, sarcástico, auto-suficiente, impetuoso, dominador, vingativo, frio e insensível.

c) Funcionalidade temperamental: Os coléricos por sua natureza cruel geralmente são militares, administradores de empresas, técnicos de futebol, etc. Por sua natureza cruel caso não sejam controlados dominam o mundo e suas atrocidades entram para história, como a dos coléricos Hitler, Mussoline Napoleão e outros.

03 – Melancólico (Perfeito):

É o mais apaixonante dos temperamentos, vive intensamente todas as emoções. È o mais sofredor vive descontente com tudo, tenta construir um mundo perfeito e a frustração vem por não atingir seu objetivo. Controla as pessoas por seu romantismo, sua cor preferida é o amarelo.

a) Pontos fortes: Talentoso, analítico, esteta, habilidoso, auto- disciplinado, disposto a sacrificar-se e sensível.

b) Pontos fracos: Autocentralisado, desconfiado, suscetível, vingativo, mal-humorado, crítico, teórico, não-social e pessimista.

c) Funcionalidade temperamental: São escritores, cientistas, estrategistas, professores, políticos, etc. São românticos, são de poucos amigos e os poucos que aceitam são fieis. São tardios em irar-se, porém quando ocorre ficam descontrolados.

04 – Fleumático (Diplomata):

É o mais introvertido dos temperamentos, vive despreocupado e aparentemente tranqüilo, porém é um verdadeiro poço de gastrite. Evita o conflito, prefere guardar para si a mágoa a iniciar uma contenda. Controla as pessoas pela procrastinação, nunca faz hoje o que pode deixar para amanhã. Suas cores preferidas são as claras.

a) Pontos fortes: Calmo, quieto, digno de confiança, objetivo, diplomata, eficiente, organizado, prático, cheio de humor, condescendente.

b) Pontos fracos: Procrastinador, egoísta, avarento, autoprotetor, indeciso, temeroso, desmotivado.

c) Funcionalidade temperamental: Não se emocionam com facilidade, nem se movem com rapidez, seu temperamento feliz supre o que lhe falta de sagacidade e sabedoria, são teimosos e geralmente conseguem o que querem sem ferir os outros.

- Conclusão -

Aí está! Em poucas palavras a teoria de dois mil e quatrocentos anos sobre os quatro temperamentos. Porém ninguém é cem por cento: Sanguíneo, colérico, melancólico ou fleumático. Todos somos uma combinação de dois ou três tipos de temperamentos. Entretanto seu temperamento predominante ou fundamental, aquele que influência mais, não deve ser difícil de classificar.

É uma necessidade fundamental para o homem ter um conceito correto e real de si próprio, conhecer-se melhor e dar ênfase aos seus pontos fortes e trabalhar com afinco seus pontos fracos, a fim de minimizar os impactos no dia a dia, vivendo assim uma vida mais tranquila e serena.

Fonte: Livro Administração de projetos, de Herbert Simom e Carl James.

E você, se identificou com algum desses temperamentos? Deixe o seu comentário!!

Beijossss a todos e um espetacular fim de semana!!


7 comentários:

  1. Interessante... Mas onde é que se encaixa a cor lilás que adoro! De resto sou de tudo um pouco. Bom fds pra vc tbm. Bjuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. Paty,
    eu me didentifiquei com cada uma, ams não posso dizer que sou diplomática por exemplo, pois os pontos negativos não batem com o meu, rs...
    Adorei o texto, súper interessante ...
    Tenha um lindo fim de semana, e aí pegou o selinho afinal? rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu sou melancólico, com certeza!

    Me descreve perfeitamente!

    Muito interessante esse texto!

    Bjaum

    ResponderExcluir
  4. eu nao me identifiquei mais deixo o comentario mesmo assim
    hehehehhe
    eu sou a junção dos 4
    hehehehehe
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Patty

    Boa Noite

    Venho lhe visitar,passei no blogger da nova amiga Nada mais que eu e vi seu blogger por la.
    Ela recomendou a visitar-te e ca estou eu.
    Desejando um lindo fds e pedindo pra acompanhar tao lindo cantinho.
    Visitarei o teu outro blogger.

    Doces Beijos

    Doce Essencia

    ResponderExcluir
  6. Olá Patty, cheguei aqui através do blog "um pouco de mim", e achei bem interessante suas páginas; esse post está muito bom,difícil não nos encaixarmos em um dos perfis; enfim voltarei com mais calma depois.

    abraços literários e uma ótima semana.
    Marco Sistine
    Bula Literal

    ResponderExcluir
  7. Eu seria o colérico e o sanguineo: algo em torno de 60 do colérico e 40 do sanguineo...

    Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de verdade .

    Fique com Deus, menina Patty M.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.