Seguidores

domingo, 17 de maio de 2009

Que livro você é?...


Se você fosse um livro nacional, qual livro seria?

Se quiser fazer o teste também, clique aqui .

Meu resultado:

"Morte e vida severina", de João Cabral de Melo Neto

Às vezes você tem uma séria vontade de estapear as pessoas, só para fazê-las acordarem e perceberem as injustiças deste mundo. Como podem viver em seus mundinhos banais, quando há quem passe fome e totalmente à margem de qualquer conforto ou assistência? Esta talvez seja a sua maior revolta. Por isso, você tenta fazer a sua parte. Talvez por meio de um trabalho voluntário, participando de movimentos populares ou somente se exaltando em rodas de amigos menos engajados. De qualquer maneira, você consegue de fato comover pessoas com seu discurso apaixonado e, ao mesmo tempo, baseado numa lógica de compaixão e igualdade que ninguém pode negar. Essa missão é mais do que cumprida pelo belo "Morte e vida severina" (1966), poema dramático escrito pelo pernambucano Melo Neto que se tornou símbolo para uma geração em conflito com as consequências sociais geradas pelo capitalismo selvagem.


"Doidas e santas", de Martha Medeiros

Moderninha e solteira, ou radiante de véu e grinalda? Eis a questão da jovem (ou nem tão jovem) mulher profissional, cosmopolita e, apesar de tudo, muito romântica. Eis a sua questão! Confesse: quantas horas semanais você gasta conversando sobre encontros e desencontros sentimentais com as suas amigas? Aliás, conversando não. Analisando, destrinchando... Mas isso não quer dizer que você só questione a existência de príncipe encantado, não. A vida adulta hoje não está fácil para ninguém, como bem mostram as 100 crônicas de "Doidas e Santas" (2008), que retratam os sabores e dissabores da vida sentimental e prática nas grandes cidades.


"Antologia poética", de Carlos Drummond de Andrade

"O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do cotidiano – aquela moça que passa correndo com o buquê de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz.
"Antologia poética" (1962), de Drummond, um dos nossos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as sutilezas do cotidiano.


10 comentários:

  1. O livro que eu seria era O Mulo de Darci Ribeiro.

    Bjos com carinho.

    ResponderExcluir
  2. que maaaaassa esse teste =D
    o meu teve dois livros ^^

    "A paixão segundo GH", de Clarice Lispector
    e
    "Antologia poética", de Carlos Drummond de Andrade

    =D

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia e achei super bacana esse "teste"!

    Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Meu resultado foi: "A paixão segundo GH", de Clarice Lispector
    ===
    Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.
    Assim é também "A paixão segundo GH", obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.
    ===
    Adorei!

    Beijo,
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Drummond :)
    Bonita escolha a sua.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Esse texte foi interessante...

    Mas por que o pessoal não tem postado o link para a galera fazer o teste.

    Fique com Deus, menina Patty M.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz e deu O Alquimista, legal demais minha bonequinha! Bjinhos da Dinda Madrasta!

    ResponderExcluir
  8. Lindinha, selinho novo com nominho do seu blog, passa lá... te espero!!! Bjssssssss

    ResponderExcluir
  9. mto tri esse teste patty. eu vou postar lá no cor de rosa tb. eu sou carmem,uma biografia - memórias póstumas de brás cubas e doidas e santas. adorei o perfil dos três e tem tudo a ver. vou pô-las na minha listinha de leitura. bjocas

    ResponderExcluir
  10. "Antologia poética", de Carlos Drummond de Andrade...

    Livro Perfeito...
    Amooo!!!!

    beijinhuussss

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.