Seguidores

domingo, 13 de dezembro de 2009

A alegria na tristeza...


O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.

4 comentários:

  1. Eu acredito que as emoções devam ser vividas, mas estas emoções também deve passar pela a vida de cada um...

    Fique com Deus, menina Patty M.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Patty querida, sentir e fazer são ambos importantes, não se pode viver só de fazer ou só de sentir. Precisamos das duas coisas igualmente, seja sentindo algo bom ou ruim, por alguma razão sentimos isso e temos que aceitar nossos sentimentos e emoções tais qual eles chegam. Adorei!

    Obrigada pelo comentário lindo seu. Hoje sou outra haha Ontem conversamos e estamos melhor. No meu caso, eu sou a difícil da história haha, eu prefiro terminar do que ficar na tortura e ele para não brigar comigo, prefere sair do msn e me deixar falando sozinha, o que não é certo, mas o que eu falo tb não é certo, enfim, ninguém é perfetio amiga, do amor dele por mim nunca duvidei e ele sabe que tb o amo, por isso está vindo à Israel este ano para ficar comigo e estou muito feliz. Espero qeu as coisas fiquem bem e eu desejo a ti o mesmo. Que se não for com esse, que vc encontre o amor e a paz que merece e que busca tanto em alguém que possa te amar como vc merece. Muito amor e muitos beijos linda. Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Não sou triste
    Tenho uma mistura de sentimentos
    Que nem sei explicar



    Bjos doce menina linda

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Sem a tristeza, a vida perderia uma parte muito significativa daquilo que ela é. Como todo sentimento, precisamos dela, para que haja cor na vida, para que não seja tudo cinza.

    "Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora."

    Sentimos para nós, no nosso mundo. No mundo dos outros, entramos é agindo, é através daquilo que fazemos, de nossos barulhos e ruídos, palavras, coisas que produzimos... mas, não se deve esquecer que o sentir também é uma forma de ação.

    Beijos, amiga, e tudo de bom. Uma ótima semana p'ra ti.

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.