Seguidores

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Descobrindo a grandeza das coisas anônimas:


Vocês sabem que eu ainda não sou mãe. Mas tenho esse sonho impregnado em mim.
Só falta encontrar o pai, porque não quero produção independente. Nada contra! Mas não combina comigo. Já sabem qual é o meu jeito né? Casinha de varanda, almoço em família, muito amor e noites de paixão e claro, os meus gêmeos, lindíssimos correndo pela casa.
Serão as pessoinhas mais amadas do mundo inteiro! ( Pelo visto eu nem serei uma mãe coruja, não é?)
Mas enquanto não chego lá, vou treinando com meus afilhados, primas, sobrinhas e quantas crianças mais aparecerem em minha vida. Tem sorriso mais delicioso que o de uma criança? E aqueles olhinhos tranbordando alegria?
Olhando ontem para minha afilhada, lembrei-me do livro "Pais brilhantes, professores fascinantes" do Augusto Cury que particularmente, gostei muito. Fica a dica.

No livro o autor faz uma profunda análise da situação atual da educação (não só educação escolar, como a que se recebe em casa também), aponta alguns problemas existentes, quais são as causas no passado que influenciaram na situação atual dessa situação e impõe sua teoria e métodos para melhorá-la.
Sua teoria defende a idéia de que a educação atual prepara as crianças para o universo do trabalho mecanizado, do viver em função da satisfação capitalista e material, enquanto o ideal seria uma educação mais humanizada, que forme pensadores, sentimentais, porém racionais e preparados para a vida.
Para defender sua teoria o autor dirige-se primeiro aos pais. Ele faz uma comparação entre os pais bons, pais da sociedade atual que visando não cometer os mesmos erros que seus pais cometeram no passado, acabam proporcionando uma vida acomodada e demasiadamente materialista aos seus filhos. O que acaba tornando a familia um grupo de membros distantes e esranhos. Já através dos pais brilhantes surgem os conselhos de como eles devem agir para o bem estar da familia, admitindo seus erros e sem se perder no comodismo.
Depois a palavra é dedicada aos professores. Cury diz que é errôneo assumir a postura de bom professor, que segue corretamente o conteúdo programático e que prepara seus alunos para uma profissão, mas que na verdade todos devem ser professores fascinantes, que conquistam seus alunos através da interação. Tornando-se exemplo, e fazendo com que essas crianças cresçam pensadores capazes de tomar as decisões corretas para seguir sua vida.

Sei que cabe aqui uma série de fatores culturais, sociais e econômicos, entretanto, acredito que a mensagem desse livro realmente vale a pena.

Separei um trechinho para compartilhar com vocês. Espero que achem interessante, como eu achei.


" Leve seus filhos a encontrar os grandes motivos
para serem felizes nas pequenas coisas.
Uma pessoa emocionalmente superficial precisa de grandes
eventos para ter prazer.
Uma pessoa profunda encontra prazer nas coisas ocultas.
Uma pessoa profunda sente prazer nos fenômenos aparentemente
imperceptíveis: no movimento das nuvens, no bailar das borboletas,
no abraço de um amigo, no beijo de quem ama,
num olhar de cumplicidade, no sorriso solidário de um desconhecido.
Felicidade não é obra do acaso.
Felicidade é um treinamento.
Treine suas crianças para serem excelentes observadoras.
Saia pelos campos ou pelos jardins, faça-as acompanhar o desabrochar
de uma flor e descubra, juntamente com elas, o belo invisível.
Sinta com seus olhos as coisas lindas que estão
ao seu redor.
Leve os jovens a enxergar os singelos momentos,
a força que surge nas perdas, a segurança que brota do caos,
a grandeza que emana dos pequenos gestos.
As crianças serão felizes se aprenderem a contemplar o belo
nos momentos de glória e de fracassos, nas flores das primaveras
e nas folhas secas do inverno.
Eis o grande desafio da educação da emoção !
Para muitos, a felicidade é loucura dos psicólogos, delírio dos filósofos,
alucinação dos poetas.
Eles não entenderam que os segredos
da felicidade se escondem nas coisas simples e anônimas, tão distantes e
tão próximas deles. "

Augusto Cury

6 comentários:

  1. Oi linda, adorei o prêmio, ja postei em meu blog viu!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sou pai menina e umas das maiores alegrias de minha vida foi o nascimento de Luara, a primeira filha. Eu tremia e ria. Sentia frio. Essas coisa de nervo(risos). Mas eles crescem e tudo muda. Dedicamos muito e recebemos muito pouco em troca. Mas nada com ser pai. A minha vida mudou. Eu sou um bom pai e fui muito mais presente. Mas o meu caminho foi tortuoso e aqui estou. Espero um dia como vc, fazer uma nova familia. E os erros do meu passado recente, não mais repetir. Tenho medo de não ter essa oportunidade, viu? Estou esperando, esperando... "O mal do século é sim a solidaõ, cada um pensando só em si"

    C sabe q te adorno, né? Bjos com ternura.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que ainda existem garotas que pensam assim... elas que estão por trás de grandes homens. Grandes homens não são somente presidentes, cientistas, educadores... mas também aqueles que constroem uma linda e feliz família de sucesso. Isso só é possível quando temos uma mulher com valores fundamentados na familia, nos bons costumes e em Deus. Muitos homens gostariam de partilhar seus sonhos, apenas um conseguirá esse feito. Sortudo!
    Quanto ao livro, me parece não somente um guia dos pais e mestres, mas também uma filosofia de vida. Pena que nosso país não consegue formar cidadãos habituados a leitura, a maioria prefere futebol, moda, novela, artes marciais, vídeo games e outras "coisas" menos importantes e supérfluas. Fora os que não tem o que comer.
    Ótima dica!
    Roberto Ramos

    ResponderExcluir
  4. Tbém quero ser mãe.... estava com saudades de vc linda... como foi o carnaval? A Dinda sabe que vc boazinha sim, viu?!!!

    Aqui, minha querida, tem presentinho para vc lá no blog:
    http://amadrastama.blogspot.com/2009/02/premios-mulheres-bem-resolvidas.html
    Não sei se vc já recebeu mas saiba que é de coração que pensei em vc!!! bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  5. Patty,
    Tem presente pra você lá no Papo Calcinha.
    Beijos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Meu jeito é esse também, menos a parte dos gêmeos, não precisam ser gêmeos não =p

    Sobre o livro, não me interesso muito por livros assim, mas do Augusto Cury li um romance ótimo ^^ "O vendedor de sonhos", e estou a espera do volume 2, a continuação ^^
    Fica a dica também, caso não o tenha lido


    www.thiagogaru.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.