Seguidores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mais um ano de vida e algumas reflexões...


Amanhã, faço mais um aninho de vida.
Para mim, aniversário é semelhante a virada de ano. Sempre trás esperança, lembranças, desejos, sonhos...

Infelizmente, esse ano de 2009 não começou muito legal para mim. Surgiram problemas na família, algumas dúvidas profissionais que persistiram comigo na virada do ano e o fim do meu relacionamento abalaram bastante a minha estrutura emocional.
Alternava do riso ao choro brincando, sem qualquer motivo aparente.
Em algumas vezes desejei sumir, esquecer de tudo e sequer olhar para trás. Normal não é? Afinal, quem na vida nunca passou por momentos de indecisão.
Tenho uma dificuldade tremenda em falar sobre meus sentimentos. Sou realmente melhor para ouvir do que falar.
Algumas amigas costumam me ligar durante a madrugada, quando não estão bem, mas eu, admito que não tenho essa facilidade.

Tenho o hábito de guardar tudo para mim e nesse início de ano pensei que realmente fosse enlouquecer.

Um caminho alternativo que encontrei q que tem me ajudado, é a meditação. Alias, para quem se preocupa demais e é muito impulsiva como eu, com certeza é um
ótimo caminho.
Trabalhar a respiração, aprender a organizar os pensamentos e tentar me conhecer melhor tem sido de grande valia nesse momento.
Sinto que tem me ajudado até mesmo nessa questão da comunicação. Não só a verbal, mas também a visual.

Tenho aprendido a ver as coisas e senti-las. Na maioria das vezes, eu apenas via e não sentia nada. Aqui, cabe bem aquela célebre frase: " saber ver é sentir o que se olha".

Hoje, mais uma vez li aquele belo texto de Shakespeare, que já até postei aqui no Borboletas e separei algumas frases que, para mim, fazem um sentido ainda maior do que há um ano atrás e que representam perfeitamente as lições de mais um abençoado ano de vida:
...Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança:
Apesar de minha indecisão, hesitei, mas não voltei atrás. Por várias quis recuar, mas segui em frente.


...Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão:
Essa lição ficará para sempre. Fiz tantos planos para o carnaval, para o meio do ano, final do ano e tudo se desfez. Só ficaram mesmo as lembranças de um momento especial. Os planos e sonhos, foram levados pelo vento.

... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso:
Por amor, perdoei alguém que queria muito bem, mas que foi injusta comigo. Levou um certo tempo, eu admito. Mas foi melhor assim. Na hora da raiva, podemos dizer coisas cruéis e devastadoras.

...E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida: Essa eu já aprendi faz tempo, mas vale a pena compartilhar. É uma dica valiosa.

...Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos:
E como somos responsáveis por nossas escolhas, por nossas vidas. Sejamos a mudança que queremos ver no mundo.

... Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou:
Essa, a cada ano faz ainda mais sentido.

...Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso:

Dura lição entender e aceitar que cada um tem seu jeito de amar. Mas tenho me esforçado para entender e aceitar isso.

...
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo:
Como foi difícil perdoar-me em alguns momentos. Mas consegui. Não sou perfeita! Posso fazer o meu melhor, mas aprendi que não existe perfeição. As pessoas não são 100% boas ou 100% más. Somos uma mistura de defeitos e qualidades.


...
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte:
Dura verdade!


...
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
Realmente as dúvidas vieram, mas não me traíram, pois eu não me entreguei. Lutei e não tive medo de tentar, afinal, é como digo sempre: eu sou grande e forte!


E então? Acham que aprendi bastante nesse ano?
Comentem aí.

Beijos com ternura a todos...

9 comentários:

  1. Oi Patty,

    espero que você continue aprendendo, todos os dias de sua vida, e se tornando uma pessoa cada vez melhor!

    Tem selos pra você no meu blog, quando tiver um tempinho dá uma passada lá tá?

    bjs carinhosos

    §ρΗІПЖ

    ResponderExcluir
  2. Patty, tudo isso que passa é fase, e está aprendendo com ela, isso é necessário, apesar de doer, muitas mudanças juntas, dão essa sensação de choro e riso ao mesmo tempo.
    Amanhã passo aqui pra te dar parabéns aninhos novos, coisas novas

    Bjs querida

    ResponderExcluir
  3. Meu neném fazendo mais um aninho parece que foi ontem q de enteada ela foi promovida a afilhada Má, que de má não tem nada sniff que emoção....

    Como dinda coruja quero ser a primeira a dar os parabéns:

    Parabéns pra vc nesta data querida muitas felicidades, muitos anos de vida....

    Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  4. Oie Patty!!
    Parabéns!! Mtas felicidades!!! Mto Amor!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. E como c aprendeu menina. Aprendi tb com vc, viu? Essa leitura foi uma lição de maturidade. Vc é muito, super especial. Bjos com carinho do seu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Felicidades mil e desejos que seja inesquecível! Vc é uma menina linda merece tudo de bom!!
    Lambidas da lobba!!!

    ResponderExcluir
  7. Minha querida, que alegria...mais um aninho!
    Meus parabéns e que você continue sempre aprendendo, afinal a vida é uma enorme sala de aula e nós seremos sempre eternos aprendizes!
    Um grande beijo e muitas, mas muitas felicidades mesmo!
    Um grande beijo e um abraço bem apertado da amiga Serena.

    ResponderExcluir
  8. Querida, tudo de bom que houver nessa vida elevado ao quadrado pra você. Beijo e abraços. Seja muito feliz!!!!

    ResponderExcluir
  9. E como aprendeu maravilhosa Patty!

    Beijins de luz!

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.