Seguidores

sábado, 7 de novembro de 2009

Liberte-se do que não lhe satisfaz...


Onde você se prende? Num relacionamento que não dá mais certo? Em atitudes que você toma para agradar os outros e dizer não às suas próprias vontades? No papel de gente boa para ganhar elogios e ser aceito pelas outras pessoas?

Você já sentiu uma agonia por dentro que vem junto com uma vontade de se libertar? Alguma vez percebeu em você um grande desejo de mudar completamente de postura e de opinião sobre algum assunto? E como você agiu? Engoliu essa vontade e reprimiu isso dentro de você? Até tomou uma atitude diferente, mas como não soube bancar sua postura sendo fiel a si mesmo, foi reprimido pelos outros e aceitou a repressão externa também?

Se você respondeu sim às perguntas acima, reflita:

  • Você se acha mesmo merecedor da felicidade?
  • Você se acha capaz de se dar felicidade?
  • Será que viver nessa prisão vale realmente a pena, será que realmente é a melhor opção negar a si mesmo para conseguir em troca algo dos outros?
  • Você não poderia mesmo, em nenhuma hipótese, dar a você mesmo o que essas pessoas lhe dão?
Eu vejo muitos casos de pessoas que não se permitem viver feliz, renunciam até mesmo sua vontade de sorrir em troca de manter uma imagem para os outros. Tais pessoas estão sempre sofrendo com uma sensação de aprisionamento e grande angústia. Sim, porque estão tomando atitudes contrárias a elas mesmas - estão agindo como seus grandes inimigos.

Se você passa por isso, entenda que essas sensações de estar numa prisão são mensagens de seu corpo pedindo que você tome uma atitude a favor de si mesmo. Claro que isso não é nada fácil para quem vive uma vida inteira respeitando muito mais as vontades dos outros do que as suas próprias. O mais impressionante que acontece na vida das pessoas que se aprisionam por dentro é que elas sempre atraem para perto delas pessoas que a reprimem mais ainda.

Uma cliente me contou que desde quando era criança foi reprimida por seus pais. Ela passou a vida toda sendo alvo de repressão e, para ela, escrever uma redação sobre si mesma e suas opiniões era algo impossível. Depois arrumou um marido que alimentou mais ainda essa repressão, impondo a ela o que ela deveria fazer e dizer. Que vida mais difícil de se viver, não?

Tudo isso porque dentro dela havia uma repressão e um medo muito grande de se soltar e de ser quem ela realmente é - uma mulher linda e exuberante. Mostrar para a pessoa que ela se reprime é algo muito difícil, pois exige muita clareza de que ela mesma se põe como uma escrava dos outros, como alguém que não merece ser feliz.

Muitas pessoas são submissas sem mesmo sentir isso - tomam essa atitude por gratidão, por pena ou por qualquer outro sentimento que acham que é valioso de ser nutrido. Além disso, essas pessoas vivem num ciclo vicioso enorme, porque entregam o poder de suas vidas nas mãos dos outros. Mas será mesmo que se renunciar, viver uma vida sem nenhum prazer em viver é satisfatório?

E você? Acha mesmo que vale a pena viver aprisionado, deixando de fazer o que quer para agradar os outros?

Bruna Rafaele - Mestre em Estudo da Linguagem

6 comentários:

  1. Texto revelador, mas eu usou um pouco a parte de me anular para criar uma imagem boa para com os outros...

    Mas não me anulo sempre...

    Fique com Deus, menina Patty M.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Aposto que ninguém acha isso certo, que deviamos viver conforme nossa vontade, mas aposto também que muito poucos rompem as expectativas e realmente fazem...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty, adorei o post viu. Muito interessante! As vezes a gente acaba se sacrificando para agradar outras pessoas e esquecemos de viver a nossa própria vida! Achei lindo! Eu estou em busca da minha felicidade! Um dia chego lá! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Queridona, tá lindo o seu novo layout! Tá show!
    Tem um mimo especial dedicado a você lá no Orgulho de Ser. Está no post Algumas Curiosidades.
    Espero que goste!
    Desculpe a ausência, mas o novo trabalho está me exigindo muita dedicação. Será só por alguns dias, pois espero logo dominar tudo!
    Em breve, voltarei a ser mais frequente como antes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Patty, convido vc a conhecer também:(Notas & Notícias) que é o meu Blog principal; aguardo vc lá também; http://kidureza.blogspot.com

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Eu estou me libertando de pessoas que acreditam que eu deva ser passiva , obediente e acima de ignorante. Isso estava acabando comigo, morrendo aos pucos decidi mudar e atitude e seguir meu caminho.

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua visita!
Fique a vontade para deixar o seu comentário, dica ou sugestão.
Assim que possível, o seu comentário será respondido aqui.
Volte sempre!
Beijos com afeto.

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Sou todas as renúncias que a vida me impôs...e todos os sacrifícios que o amor me implorou...

Pequenos momentos mudam grandes rotas.

Pequenos momentos mudam grandes rotas.